ESCOLA WALDORF ANGELIM

localização: Jundiaí - São Paulo

ano: 2020

arquitetxs: Cassio Yugo Abuno | Cassia Yebra

O Projeto do Masterplan para a Escola Waldorf Angelim é fruto do Processo de Planejamento Integrado iniciado pela comunidade da Escola, cujo gérmen tem origem diversas ações coletivas que tentaram organizar os anseios da comunidade, e do espaço físico construídos até então.   É produto dessa organização o Dossiê de Base do processo mediado por Tião Guerra (Instituto Fonte) em 2018.

A escola Waldorf Angelim existente há uma década, foi crescendo e se expandindo organicamente ao longo desses anos, e havia a necessidade de se pensar a expansão ordenada da escola.

 

O Sem Muros desenvolveu uma proposta de trabalho cujo escopo contemplava a realização de Oficinas e o planejamento do espaço físico(No nível de MASTERPLAN), e partia do entendimento que o projeto de um masterplan para uma escola Waldorf só seria possível a partir de um processo participativo e integrado com a comunidade da escola, com diversas oficinas de capacitação para que os participantes(formado por pais, professores, membros de comissões diretoria associativa da escola) pudessem aprender alguns instrumentos e exercícios do projeto de arquitetura e planejamento permacultural, e terem autonomia para fazer proposições para enriquecerem o processo com o conhecimento de cada família e suas vivências culturais/ históricas com o território que habitam; a escola, sua paisagem imediata, a cidade e a humanidade.

Todas oficinas buscavam fornecer subsídios para a participação ativa da comunidade. Que eles pudessem se reconhecer capazes de olhar ativamente, sentir e racionalizar (coerente com o PENSAR, SENTIR, QUERER da antroposofia) sobre o território que habitam, refletir suas potencialidades e problemáticas, e também esboçar os seus sonhos e vontades para o bem da comunidade Angelim e consequentemente da comunidade jundiaiense e da humanidade em uma perspectiva mais ampla.

Ao longo do processo foi estimulado que todos pudessem opinar, e realizamos dinâmicas que os filhos pequenos pudessem ser incorporados, com videos tutoriais para trabalho com massinha de modelar, recorte de papéis com cores para confecção de maquetes, para trazerem suas próprias impressões sobre a escola, estimulando a autonomia de todos envolvidos sobre a proposta que iríamos definir coletivamente.