© 2017 por Sem Muros.

BASE INSTITUTO CHICO MENDES 

localização: Cutias do Araguari - Amapá - Amazonas

ano: 2011

arquitetxs: Henrique Pinheiro

colaboradorxs: Arquiteto Thiago Prato, André Soares e fiscalização de obra/acompanhamento e capacitação em obra Arquiteta Cecília Prompt

execução: FN Construções Macapá - Amapá

 

Base ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

A Base de Cutias do Araguari é a única em terra firme de um total de 04 bases a serem construídas em locais estratégicos dentro da Reserva Biológica do Lago Piratuba. O projeto foi executado com recursos do ARPA - Programa Áreas Protegidas da Amazônia.

Os demais locais escolhidos para as outras bases só por água. As distâncias variam de 2 até 8 horas de navegação. 

As características de uso destas edificações são para acolher brigadistas contra incêndio e pesquisadores.

O conceito foi desenvolver um protótipo em palafitas com peças padronizadas e de fácil montagem para suprir essa necessidade de distância. As peças seriam pré - fabricadas em terra firme (Base Cutias do Araguari) e transportadas para as outras localidades. O protótipo ajudou no entendimento estrutural, logístico, econômico e material do conceito proposto.

Foram utilizadas as técnicas construtivas da taipa de mão (pau-a-pique), taipa ensacada (superadobe/earthbags) e painéis de serragem-terra-cimento.

Todos os serventes e pedreiros foram contratados localmente e coordenados pelo mestre de obra e com capacitações nas técnicas propostas por um profissional da área.

O projeto conta com 04 sanitários secos, sistema de evapotranspiração para água cinzas e cisterna de 30.000 litros.