© 2017 por Sem Muros.

CANTEIRO MOVEL

 localização: Latinoamérica

ano: porvir

O Canteiro Móvel junta um escritório de arquitetura com uma caixa de ferramentas de construção e equipamentos de segurança (EPI), levando esses profissionais e tornando esse conhecimento acessível para a sociedade. O Canteiro Móvel reitera a noção do canteiro de obra como uma plataforma de aprendizagem, um catalisador na construção de outras realidades.

 

O motorhome chega em uma comunidade já engajada, pronta para iniciar o projeto e participar nos eventos e oficinas, aprendendo instrumentos para alcançar autonomia energética, soberania alimentar e um modo de vida mais equilibrado.

 

Durante sua estadia, eventos de engajamento comunitário e construção de espaços coletivos são promovidos para envolver os cidadãos na apropriação e transformação da sua realidade, construindo um processo de troca e aprendizagem mútuo entre tecnologias físicas e sociais.

 

O projeto faz a ponte entre diversos atores (ONGs, universidades, escolas, moradores locais, empresas e a Prefeitura local), desenvolvendo uma parceria para tangibilizar sonhos coletivos - cada um contribuindo com os recursos que possui: materiais, mão de obra, espaço, infra-estrutura… E nós, com a equipe e a caixa de ferramentas. O trabalho de construção do espaço comunitário então acontece, fortalecendo as redes socioeconômicas locais, valorizando a identidade e os elementos da cultura local, e criando um espaço de troca, aprendizagem e crescimento para todas as pessoas envolvidas.