BROTAS
localização: Brotas
ano: 2021
arquitetxs: SemMuros
O projeto do Masterplan Brotas foi um desafio ímpar, por se tratar de uma área de 360ha do município, que englobava uma zona rural e também urbana. Por isso, havia o compromisso de planejarmos o trecho urbano em função das diretrizes previstas no Plano Diretor de Brotas. Para que a zona urbana fosse atraente para a população e para que o empreendimento fosse viável, propusemos que houvessem "dispositivos de ativação do território", alguns vetores de atração como; escola, haras, hotel, universidade, e parque com espaço para natureza, comércio e esporte. Pensou-se em um planejamento compatível com a vocação turística da cidade, em função do cuidado com as águas e da integração com a natureza.
O cuidado com águas permeou conceitualmente todo o projeto, desde a preocupação em criar áreas de circulação permeáveis para água de chuva, com Infraestrutura Verde e Azul, até o dimensionamento de biossistemas integrados para o esgoto das áreas de expansão urbana. Toda água residuária da gleba é tratada/infiltrada na própria gleba. Prevê-se também a expansão da mata existente, e também a criação de Sistemas Agroflorestais com reflorestamento de nascentes. Prevê-se a integração da gleba com o restante da cidade através do parque linear, perimetral à estrada, conectando-se ao Plano de Parques do Município. Na parte urbana, as residências, lazer, comércio e serviço estão dispostos de maneira tal que proporcionam locais de convívio, contemplação, interação e práticas esportivas. No que se refere ao desenvolvimento social, propõe-se a consolidação de um bairro caminhável em meio à natureza, com protagonismo dos pedestres. No planejamento geral as vias e edificações se fundem às áreas verdes.
Pensou-se uma divisão em "Unidades de Vizinhança" como forma de atrair gradualmente a população para o local, considerando uma escala demográfica e espacial, que pudesse cultivar um sentimento de vizinhança, com identidade de bairro.
Para a zona rural a divisão em módulos rurais foi realizada acompanhando o relevo que dentre suas principais características possui os talvegues (linha sinuosa de vale), que exige um cuidado de proteção maior, é coerente com o escoamento de água. Entre os lotes, sempre haverá um corredor ecológico com 20 metros de largura que poderápassar a fauna e também terá trilhas para os moradores circularem entre módulos. Estes corredores estarão acompanhando os mesmos princípios do loteamento urbano proposto e também as diretrizes do município de Brotas que objetiva conectar os fragmentos florestais por meio destas conexões lineares. Dentro do empreendimento rural, haverão lagoas, um haras, mata fechada e sistemas agroflorestais por meio destes eixos de circulação formando bosques contínuos entre as glebas rurais, os moradores e visitantes poderão ir de encontro a estes atrativos