© 2017 por Sem Muros.

CAPELA NEGRINHO DO PASTOREIO

localização: Santa Rita do Passa Quatro - São Paulo

ano: 2010

arquitetxs: Henrique Pinheiro

execução: Adilson e Dedé

O princípio construtivo segue o de gabiões, aquelas gaiolas metálicas com pedras organizadas sem o uso de qualquer massa para fixação. É comum a utilização desta técninca em areas com alta declividade e risco de desmoronamento, servindo como uma parede de contenção.

A cidade de Santa Rita do Passa Quatro tem como uma de suas principais fontes de renda a extração e beneficamento de pedras do tipo portuguesa, sofrem o aparelhamento no seu beneficiamento, sobrando muitas aparas e restos oriundos desse processo. Este material foi adquirido sem custos, pagando apenas o transporte das pedras até a propriedade.

Umas das principais matérias primas dessa edificação conta com o descarte das aparas produzido por uma pedreira local, lixo para uns, oportunidades para outros!

As gaiolas foram montadas com tela tipo malha pop 10 x 10 cm e fio 4.2 mm, e preenchido com descarte de pedras.

A estrutura foi pensada na técnica de vigas recíprocas, onde não existe a necessidade de um pilar central e permitindo uma abertura central de luz, clarabóia como iluminação natural central e única da edificação.

Para a cobertura foi pensado o "teto verde" com especies locais para dar um aspecto mais harmonico e natural para edificação, auxiliando a questão do conforto térmico.​