CASA ABERTA

 localização: Caxias do Sul | RS

ano: 2019/2020

arquitetas: Ana Beatriz Giovani | Tomaz Lotufo

Um espaço que acolherá pessoas para práticas de yoga, alimentação e descanso.

Este projeto iniciou-se alguns anos após a definição de um Design Permacultural para o terreno (o projeto Ahkhara, em nossa de Design Permacultural aqui do site). A demanda era de um galpão para acolher alojamento e refeitório comunitário, que inicialmente atuasse como um espaço onde os clientes pudessem receber amigos e alunos para convívio, práticas de yoga  e afins, e que, num momento futuro, recebesse pessoas de todos os lugares para os cursos que eles pretendem realizar. A partir daí nasce o projeto para a Casa Aberta.

A ideia foi aproveitar a declividade do terreno e criar uma estrutura simples para facilitação e rapidez na construção. A escada que conecta o térreo ao primeiro andar, baseada na escada projetada por Lina Bo Bardi no Solar do Unhão, atua como uma grande escultura central que mantém a permeabilidade e conexão de todo o espaço. Os materiais utilizados são abundantes na região, bem como a mão de obra especializada: terra, pedra e tábuas de madeira.

Com estas premissas juntamente ao Design Permacultural, chegou-se a integração do território com a arquitetura, que conta também com tratamento biológico de água, teto verde varanda, cisterna, ventilação cruzada e aquecimento passivo.

Quando todas as partes se envolvem igualmente no processo (cliente com arquitetos), o projeto fica ainda mais potente, foi uma honra fazer parte da construção desse lugar.