© 2017 por Sem Muros.

CASA CRUVINEL

localização: Terezópolis de Goiás - Goiás

ano: 2008

arquitetxs: Henrique Pinheiro 

execução: Biodesign 

 

Esta residência é um bom exemplo de como o cliente pode fazer parte do processo. O cliente fez os cursos de Permacultura, Bioconstrução, Água, Agro-floresta e por fim Energia renovável. Propôs realmente a entender a sua necessidade no período de um ano estudando para ter certeza do que queria para sua vida inteira.

A casa foi construída com a tecnologia do tijolo de adobe para as alvenarias e pedra para a parte de fundação e alicerce.

Toda a terra para a confecção dos tijolos de adobe foi retirada in-loco para dar lugar ao sistema de captação e armazenamento de água de chuva e a piscina natural. A edificação conta com o sistema de armazenamento de 60 mil litros.

O sistema de tratamento de água cinza é feito com o sistema integrado de minhocas e áreas de evapo-transpiração, e a água negra em fossas de bananeiras.

O design do projeto contempla área de produção agro-florestal integrada com galinha, porco e uma vaca leiteira.

O residente tem ótimos dotes culinários, então a área de cozinha é praticamente todo externo, a água pode ser aquecida pelos fogões existente, existe um ofurô também aquecido pelo uso destes equipamentos... Ainda conectado a isso temos um monjolo que leva água para a piscina natural que tem todo o seu tratamento na área de borda e embaixo do deck, onde está alocado um grande filtro de areia.

E como todo bom Goiano abusou em "garimpar" materiais de demolição: janelas, portas, batentes, pilares de aroeira do curral do Avô, forno de farinha em pedrão sabão de mais de 120 anos de história.

Toda a área da cozinha tem como teto um lindo teto jardim integrada com uma jovem Sucupira ainda jovem e que promete uma linda sombra para toda a área.