CASA DA VÁRZEA
localização: Barra Funda, São Paulo
ano: 2020
arquitetxs: Bianca Leopoldino | Cassia Yebra
Construção: Cidnei e equipe
fotos: Bianca Leopoldino | Cassia Yebra | Rodrigo Azevedo
A Casa da Várzea é um projeto de “design permacultural de quintal” para áreas livres de uma casa situada em local de várzea do rio Tietê, onde inundações são constantes.
O imóvel já foi moradia e hoje é um espaço vivo e muito ativo de vivências, com saraus, eventos e cursos sobre política, ecologia e economia solidária.
O recuo de frente foi desempermeabilizado, passou a ter captação de água de chuva e um jardim estético, funcional e sensorial, de baixa manutenção, com plantas espontâneas, algumas delas PANC’s.
Em meio a ele, uma rampa garante acessibilidade.
O quintal dos fundos conta com fogo de chão, painéis solares, minhocário, captação de água de chuva e horta em tubos reaproveitados de PVC, com PANC’s, ervas medicinais, aromáticas e condimentares, sendo a irrigação automatizada.
Os sistemas são aparentes e de baixo custo com o intuito de que sejam instalados pelos próprios usuários para que o “resolver com as próprias mãos” algumas necessidades básicas do cotidiano possa ser disseminado e replicado.
Além de fortalecerem vínculos entre as pessoas e entre elas e o lugar. Estas práticas demonstram a potência do fazer coletivo, a possibilidade do surgimento de núcleos autônomos locais e as redes que podem ser tecidas a partir disso