ano: 2020
facilitadores: Ana Beatriz Giovani e Flavia Burcatovsky
Costurando Subjetividades é um espaço de experimentação, pesquisa coletiva e práticas colaborativas que se desenham a partir de um percurso pela teoria das cinco peles do artista plástico, ativista e escritor austríaco Friedensreich Hundertwasser.
Serão cinco encontros, referentes às cinco peles/camadas componentes do ser humano que o autor propõe: a epiderme/copo, a vestimenta, a casa, a identidade social/paisagem, e o planeta. A proposta é investigar, de forma teórica e prática, experiências artísticas e poéticas que trabalharão a sensibilização do corpo em relação ao espaço costurando a “teoria das cinco peles” com as bibliografias disponibilizadas a cada encontro.
São cinco encontros, referentes às cinco peles/camadas componentes do ser humano que o autor propõe: a epiderme/copo, a vestimenta, a casa, a identidade social/paisagem, e o planeta. A proposta é investigar e discutir corpo, casa e cidade a partir de experiências artísticas e poéticas que trabalharão a sensibilização do corpo em relação ao espaço, costurando a “teoria das cinco peles” com as bibliografias complementares disponibilizadas a cada encontro.
O grupo de estudos COSTURANDO SUBJETIVIDADES nasce da curiosidade pela teoria das cinco peles do artista, ativista e escritor Hundertwasser, em que são apresentadas as diferentes camadas da existência (as peles) e a consciência do ser humano em relação a transversalidade entre elas é o próprio movimento da vida.
A partir do momento que compartilhamos subjetividades (aspectos simbólicos, narrativas e imaginários) em uma experiência comum, se inicia uma construção coletiva. Dentro dessas diferentes escalas (epiderme, vestuário, casa, identidade social e meio global), por meio de leituras, debates e atividades práticas, caminharemos para a criação de projetos/linguagens integrados em prol de uma estética ecológica (relativa ao equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vive).