fotos poéticas do processo

COSTURANDO SUBJETIVIDADES
grupo de estudos

ano: 2020

facilitadores: Ana Beatriz Giovani  e Flavia Burcatovsky

Tomando como base e referência as cinco peles do arquiteto, artista plástico e escritor austríaco Friedensreich Hundertwasser, o Costurando Subjetividades é um grupo de estudos que pretende, perpassando os cinco temas - peles - trazidos pelo autor, compreender a transversalidade que os atravessa e justapõe entre si.

Costurar vem do latim 'cosutura', 'com' (junto) e 'sutura' (unir peças por meio de um fio). Aqui aplicado em seu sentido amplo. Tanto é sutura, re-unindo algo que se rompeu e/ou que foi separado, formando cicatrizes; quanto é união de peças que ainda não haviam se encontrado mas que, juntas, configuram um todo harmônico. Costurando. No gerúndio porque é vivo e, portanto, implica movimento. 

O grupo de estudos COSTURANDO SUBJETIVIDADES nasce da curiosidade pela teoria das cinco peles do artista, arquiteto, permacultor e escritor Hundertwasser, em que são apresentadas  as diferentes camadas da existência (as peles) e a consciência do ser humano em relação a transversalidade entre elas é o próprio movimento da vida.

A partir do momento que compartilhamos subjetividades (aspectos simbólicos, narrativas e imaginários) em uma experiência comum, se inicia uma construção coletiva. Dentro dessas diferentes escalas (epiderme, vestuário, casa, identidade social e meio global), por meio de leituras, debates e atividades práticas, caminharemos para a criação de projetos/linguagens integrados em prol de uma estética ecológica (relativa ao equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vive).

WhatsApp Image 2022-10-17 at 16.28.48.jpeg

se quiser saber mais sobre o curso e ter acesso ao conteúdo nos mande uma mensagem!