COMUNIDADE ENTRE RIOS

localização: Assentamento Rural em Nova Ubiratã, MT.

ano: 2009

arquiteto: Tomaz Lotufo

execução: Instituto Centro Vida (ICV) e APROGER (Associação Entre Rios)

Em Julho do ano de 2009, com o objetivo de projetar e construir novos espaços para a associação do assentamento rural Entre Rios, facilitamos um curso de Bioconstrução organizado pelo ICV e APROGER. Participaram do curso, além dos associados da APROGER, um grupo do ENA (Assentamento Rural vizinho, localizado em Feliz, MT). Foram 7 dias e o curso resultou na construção da “Casa da semente” da APROGER.

 

Diversas técnicas foram utilizadas: para as paredes tijolos de Adobe (tijolo de terra crua seco ao sol), pau a pique (tramas de bambu preenchidas com terra crua) e painéis de taipa leve. Na cobertura terra-palha  revestida com ferrocimento; a pintura foi feita com pigmentos naturais da argila local. Foi também construído um forno de pizza de barro com COB (técnica que mistura argila, areia e palha).

Esta experiência foi muito importante para o nosso entendimento do papel da bioconstrução em territórios com pouco acesso a recursos externos. O processo de reconhecimento do recurso local e a transformação da matéria em elementos com o valor de espaço construído empodera as pessoas que vivem neste contexto.

Após esta vivência no Assentamento Entre Rios em Julho de 2009, recebemos notícias que eles, por conta própria construíram uma linda loja para exportar os seus produtos com algumas técnicas trabalhadas no curso. 

Podemos perceber portanto, neste caso o sentido do termo arquitetura apropriada: aquela que as pessoas podem se apropriar!

© 2017 por Sem Muros.