PAVILHÃO COCHEIRAS
localização: Porto Feliz - São Paulo
ano: 2017
arquitetxs: Henrique Pinheiro
execução: Giba e equipe
O pavilhão tem um vão livre de 18 metros de largura por 20 metros de comprimento e o pé direito 6.50 metros, totalizando 550 m² de área de cobertura.
Como referência foi inspirada na estrutura desenvolvida para a construção de um modelo de ponte criado por Leonardo D' Vince, onde as peças são travadas entre si formando uma sequência estrutural e autoportante.
A edificação consiste em 08 cocheiras de 04 x 04 m cada uma, sendo quatro de um lado e quatro do outro lado e um corredor central de 3 metros para passagem de serviço.
O programa ainda contempla espaço para enfermaria, área para armazenamento de ração e suplementos, lavanderia para equipamentos equestres e quarto de sela com área social para cavaleiro de 50 metros quadrados com banheiro vestiário.
Toda a água residual do banho dos cavalos, lavanderia e banheiro são tratados em uma bacia de evapotranspiração.
A edificação coleta e armazena 60 mil litros de água da chuva para o uso do dia a dia.
Para a cobertura foi utilizada tela tipo “rib lath” para estruturação, este material é utilizado para estrutura leves de vedação, em cima deste material foi aplicado com maçarico à manta aluminizada em rolo. As paredes do quarto de ração, lavanderia e enfermaria foi utilizado a técnica de parede ciclópica que consiste em utilizar entulho dentro de uma forma. Foi utilizada uma mescla de solo cimento na proporção de 10:1 (terra x cimento).
Para as paredes internas das cocheiras foi utilizado a técnica do pau a pique, onde consiste um estrado de madeira e se aplica o barro com a mão.