_SOBRE
O curso se propõe a introduzir aspectos da arquitetura ecológica por meio do projeto e construção de uma pequena casa, e da integração da arquitetura com o meio: a partir da leitura da paisagem, do uso apropriado de materiais, do fluxo da água e seus processos biológicos, da produção de alimentos, eficiência energética, bioclimatismo, e da capacidade de uma construção e edificação gerar impacto social positivo.

Busca abordar conceitos de ecologia na habitação reconhecendo que a partir dos mecanismos dos sistemas naturais pode-se identificar os caminhos para nossas atividades culturais, entendendo que a casa é como um organismo vivo, que está constantemente recebendo e disponibilizando energia. Esta troca deve ser benéfica para que o território em que ela está inserida tenha vitalidade. O objetivo do curso é facilitar a capacitação dos participantes no planejamento de uma pequena casa por meio dos conceitos de arquitetura integrada.

_MÓDULOS
MÓDULO I – ARQUITETURA INTEGRADA À PAISAGEM

Discorrerá sobre como escolher o local da moradia na perspectiva de suas relações no contexto, a partir da compreensão da ferramenta de leitura da paisagem. Com base nesta interpretação serão abordados temas que relacionam a casa com as suas interações energéticas na paisagem.
_Datas: 10, 17, 24 e 31/03
_Educadores(as): Jorge Timmermann, Ana Beatriz Giovani, Bianca Leopoldino e Tomaz Lotufo.

MÓDULO 2– ARQUITETURA INTEGRADA À MATÉRIA
Tem como objetivo desenvolver conceitos que servem como base na escolha de materiais e técnicas de baixo impacto ambiental e impacto social positivo. Para isso, serão abordados princípios de tecnologia apropriada e o ciclo de vida dos materiais antes, durante e depois do uso. Serão demonstrados e analisados projetos de arquitetura desenvolvidos pelos educadores do curso e também possibilidades estruturais e processos de criação com materiais naturais.
_Datas: 07, 14, 20 (excepcionalmente terça por causa do feriado) e 28 de Abril
_Educadores(as): Helena Ruette, Vitor Lotufo, Flavia Burcatovsky, Henrique Pinheiro e Tomaz Lotufo.

MÓDULO 3 – ARQUITETURA INTEGRADA À ÁGUA
“Existem pequenos organismos que podem viver sem ar, mas nenhum que pode viver sem água” (Permacultura Criolla, pg. 153).”
O que é água, de onde vêm a água, onde está a água e como ela se manifesta com qualidade? Estas peguntas que aparentemente são óbvias, nos fazem navegar pelo planeta água e compreender a potência deste recurso energético tanto para nos levar à escassez, quanto à abundância. Este módulo é focado na cultura do cuidado com a água a partir do nosso modo de viver, da sistematização e do gerenciamento deste positivo fluxo que constantemente está passando em nossas vidas. Por meio deste conceito, será simples comprender técnicas e  aplicações práticas para pensar, desenhar e criar soluções efetivas para uma relação de qualidade com a água em suas diversas dimensões.
_Datas: 05, 12, 19 e 26 de Maio
_Educadores(as): Thais Simoni, Guilherme Castagna, Cassia Yebra e Tomaz Lotufo.

MÓDULO 4 - ARQUITETURA INTEGRADA AO CLIMA E ENERGIA
Reconhecendo fenômenos físicos que interferem no clima de uma edificação, a proposta desta etapa é analisar a casa pelo ponto de vista do conforto térmico e eficiência energética. Compreender o desenho (projeto) considerando que “boa arquitetura” é aquela que respeita, dialoga e favorece as relações benéficas e regenerativas da casa com o território.
Serão estudadas as relações do clima com a formação da paisagem e das tipologias construtivas  em diferentes climas.Também, os padrões de comportamento e manifestação da forma da flora e da fauna em diferentes contextos e como se apropriar destes princípios (forma e comportamento) no projeto.
Para compreender esta ponte entre os elementos físicos e vivos com a arquitetura, serão analisados referenciais contemporâneos e vernaculares.
Com este estudo serão percebidas formas passivas e ativas de geração, circulação e aproveitamento da energia. Finalmente será possível discorrer sobre uma casa eficiente energeticamente, e assim o curso trará possibilidades tecnológicas e de ação para a geração de energia renovável.
_Datas: 02, 09, 16 e 23 de Junho
_Educadores(as): Fabio Miranda, Cassio Abuno e Tomaz Lotufo.

Coordenação pedagógica: Tomaz Lotufo
Encontros as quartas,  das 19hs às 22hs

1/10

_DÚVIDAS ou mais informações
Favor entrar em contato pelo nosso mail: semmurosarq@gmail.com

© 2017 por Sem Muros.