CASA SERTÃO CAMBURI

 localização: Camburi - Brasil

ano: 2017

arquitetxs: Bianca Leopoldino | Tomaz Lotufo

Arquiteto parceiro: Chico Barros

O proprietário possui o terreno no sertão de Camburi, em São Sebastião, há mais de 25 anos e desde então costuma frequentá-lo.

Geralmente acompanhado do filho, montava barraca e rede, apoiada nas árvores existentes, e por muitos anos curtiam assim os finais de semana, sendo o surf o esporte em comum.

Chegou a iniciar a construção  de uma casa na década de 90, mas a obra foi interrompida na fase estrutural, deixando pronta fundação e início da estrutura.

O objetivo deste projeto foi aproveitar a fundação existente para o embasamento da nova casa proposta, reforçá-lo com gabião e propor sobre ele uma estrutura modular, composta por caibros de madeira.

A construção se daria por etapas:

Primeiramente seria construída uma área de 116‬m2, com sala, cozinha, banheiro compartimentado, varanda e deck no térreo, e dois dormitórios no pavimento superior, sendo que um deles também terá a função de atelier, além de quarto de hóspedes.

Num segundo momento a sala seria ampliada a um salão multiuso, sobretudo para práticas de yoga, que poderia se dar tanto no seu interior quanto na sua cobertura verde, configurando 150m².

Haveria tratamento de águas cinzas ao fundo, através de plantas filtrantes em bombonas, que desaguariam em um pequeno lago em meio à vegetação.

 

© 2017 por Sem Muros.