



UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL
localização: Mogi das Cruzes
ano: 2024
cliente: TAGMA (ONG uruguaia)
projeto estrutural: Amera
projeto de reuso de águas: Sapiência ambiental
projeto fundação: Manes engenharia
arquitetas responsáveis: Ana Beatriz Giovani | Flavia Burcatovsky
construção: Construtores + voluntários
fotos: Emilio Echevarria
Este projeto faz parte de uma rede de construções de edifícios educacionais públicos sustentáveis pela América Latina promovidos pela ONG TAGMA (Uruguai) com fomento da Instituição Leo e Norma Werthein e da Sky Brasil.
Em 2024 a TAGMA chega ao Brasil e, juntos, contando também com apoio do Instituto a Cidade Precisa de Você, realizamos a seleção de escolas para, em seguida, realizar o processo de desenho participativo com as crianças, seus familiares e todo o corpo de funcionários da escola.
A partir daí o projeto para ampliação e reforma foi pensado tendo em vista a utilização de materiais locais e técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, bem como o formato de construção, que seria de mutirão.
Em outubro do mesmo ano a construção se inicia, e somam forças ao projeto a prefeitura de Mogi das Cruzes (Secretaria de Educação), auxiliando na logística com as crianças para que a escola pudesse estar vazia, e também com equipe e material de obra.
Assim, em novembro, chegaram cerca de 70 pessoas vindas de 14 países diferentes (grande maioria latino americana). Construtores e educadores da TAGMA junto a quem veio fazer o curso prático teórico constróem, juntos, cerca de 200m2 novos e mais ajustes realizados no edifício existente da Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição, localizada na cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo.