| APOIO | 

Esta ideia começou a sair do papel quando o canteiro móvel foi classificado em um edital da Benfeitoria em parceria com o Todo Cuidado Conta, para realizar uma campanha de financiamento coletivo dentro da qual cada real doado virava o dobro.


E a campanha foi um sucesso! Batemos as três primeiras metas e fomos além! Graças a força de todos os apoiadores que acreditaram com a gente! fica, mais uma vez aqui, o nosso imenso agradecimento às 227 pessoas que contribuíram com o projeto e as muitas outras que divulgaram e torceram junto! 

Aqui está a campanha e "otras cositas más" 

 

 

| O QUE É? |

Imaginamos que ainda tem muita gente se perguntando: o que é essa tal caixa de ferramentas itinerante? Então, começamos explicando o projeto, para depois contarmos as novidades quentinhas do que já foi percorrido até agora.

A ideia de uma escola itinerante de arquitetura sempre esteve presente nos sonhos dos membros(as) do Sem Muros Arquitetura Integrada, e o canteiro móvel é o início da materialização deste sonho de construir uma escola pautada na realidade e no vínculo entre teoria e prática, e com isso colaborar para uma inversão do olhar e uma mudança de cultura. Isso acontece a partir do momento que a universidade e o conhecimento teórico dos profissionais e estudantes de arquitetura sai dos muros institucionais, sociais e econômicos e vai ao território desenvolver e criar tecnologias apropriadas em diálogo e troca de saberes com moradores, fazedores e comunidade local, pautadas nos recursos ali disponíveis.

 

Quando esse cenário acontece, mais do que simplesmente uma ferramenta construtiva, o canteiro móvel faz com que a arquitetura seja elo e agente transformador, promovendo e qualificando as relações, ao invés de segregar.

CABEÇALHO JORNALZINHO.png

| INSPIRAÇÃO |

Esta ideia não surgiu do nada. Temos como fonte de inspiração o Sérgio Ferro e a revolucionária teoria contida no “Canteiro e o Desenho”, seus desdobramentos e sua teoria da Arquitetura Nova; O antropólogo Tião Rocha e suas propostas pedagógicas por uma cidade educativa; a arquiteta Lina Bo Bardi e sua arquitetura por uma educação e valorização da cultura e contexto locais; e o Rural Studio, estúdio de arquitetura, design e construção vinculado à Universidade de Auburn.

| VEM COM A GENTE | 

A caminhada já começou! Para conseguir nos aproximarmos de você, criamos o jornal do canteiro móvel a fim de contar as novidades a respeito dos caminhos e processos da nossa caixa de ferramentas pedagógica itinerante, querendo também que assim possamos estabelecer um canal de trocas.

EXTRA EXTRA.png
ICONE.png
WhatsApp Image 2022-03-16 at 6.13.23 PM.jpeg

| CANTEIRO EM MÃOS | 

Pensando na durabilidade desse projeto que queremos que se estenda e se expanda, compramos um trailer de carga viva para transformar no canteiro móvel! Estamos finalizando o projeto interno para botarmos a mão na massa juntas(os) na marcenaria do Gonzalo no bairro da Demétria, lá em Botucatu.

WhatsApp Image 2022-04-13 at 4.46.44 PM (1).jpeg

| IDE | 

Nos meses de fevereiro e março o canteiro móvel estacionou em sua primeira parada e começou o processo de aproximação e leitura da paisagem / contexto da IDE (Associação Ide de Assistência a Infância e a Juventude), uma ONG que realiza atividades de contra turno para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na Cohab V, Setor Sul da cidade de Botucatu | SP.

WhatsApp Image 2022-04-13 at 4.46_edited.jpg